Um acordo fechado pela prefeitura em março deste ano que liberou por 90 dias a modalidade de táxi compartilhado de circular na capital chega ao fim nesta terça-feira (03), com o fim do acordo, a Câmara de Vereadores tenteou aprovar na tarde de hoje uma emenda à Lei Orgânica do Município, a emenda nº 134/2018 de autoria do vereador Jair Montes (PTC) libera em definitivo a modalidade em Porto Velho.
Segundo informações colhidas pelos Direto da Redação, a emenda não tem chance de prosperar. A prefeitura abdicou de um posicionamento e não orientou a bancada na casa para votação.
Trabalhadores do transporte coletivo e taxistas foram para as galerias da casa e uma confusão generalizada se formou hoje durante a sessão ordinária na Câmara.
A sessão foi presidida pelo vereador Jurandir Bengala (PR).
Veja o momento da confusão entre taxistas e trabalhadores do transporte coletivo:
No começo do ano uma greve foi deflagrada por conta do táxi compartilhado, após um acordo entre trabalhadores do transporte coletivo e taxistas ficou firmado um período de transição para o fim da modalidade.
Com acordo, que vence hoje, chegaria ao fim o período de transição e estaria decretado o fim o táxi compartilhado.
Não houve quórum suficiente para tentar a votação. Segundo vereadores ouvidos pelo Direto da Redação a emenda será barrada.
Apesar de a maioria dizer que não há chances da emenda ser aprovada o vereador Montes declarou ao Direto da Redação que o projeto tem apoio da Prefeitura Municipal de Porto Velho (PMPV) e que há votos suficientes para aprovar a emenda na casa.
A informação de que a matéria tem apoio da PMPV foi negada pelo líder da bancada Alan Queiroz (PSDB), mas ele votará a favor da emenda, segundo afirmou à reportagem.
A sessão foi cancelada pelo presidente da casa sem que o tema fosse amplamente discutido pelos vereadores o que põe em cheque a continuidade da modalidade. Apenas uma vereadora se manifestou a favor da proposta na tribuna, a vereadora Ada Dantas (PMN).
O tema pode voltar para a pauta na segunda-feira (09), quando os vereadores se reúnem novamente.
O Direto da Redação erroneamente publicou que o acordo estava sendo descumprido pelos taxistas, entretanto o acordo chega ao fim às 23:59 de hoje, portanto não havendo descumprimento.