A informação foi divulgada nessa tarde pelo blogueiro Carlos Caldeira, que também é o autor da denúncia contra Chaves.
A sessão foi aberta com uma hora e meia de atraso devido a reunião no gabinete do vereador Marcelo Reis (PSD), onde vereadores da base do prefeito estavam discutindo sobre a denúncia recebida e o rito a ser seguindo.
O presidente Mauricio Carvalho (PSDB) abriu os trabalhos e vários vereadores usaram a tribuna. Uns para agradecer os votos recebidos no último dia 07 de outubro e outros para denunciar o secretário de educação da administração municipal, como foi o caso do vereador Jurandir Bengala (PR), que apresentou um áudio para comprovar suas denúncias.
Já no prolongamento do expediente, a secretária Ellis Regina (PC do B), fez a leitura da denúncia formulada pelo blogueiro Carlos Caldeira, que relatava toda a problemática do transporte escolar rural, e o pedido de providências e punição do prefeito Hildon Chaves (PSDB) e também do secretário César Licório.
Na denúncia, segundo Caldeira, há um vasto acervo de provas e também documentos que comprovam a ilegalidade da nomeação do secretário da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que, ainda segundo ele, não tem certidão negativa de débitos do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).
Logo após a leitura da denúncia o presidente, que é do partido do prefeito, autorizou a formação de uma comissão processante que vai apurar todas as denúncias e em três dias devem apresentar relatório que pode culminar com o afastamento do prefeito.
Após o sorteio, a comissão ficou assim constituída:
EDWILSON NEGREIROS (PSB) – Presidente;
DA SILVA DO SINTTRAR (PSB) – Relator;
ADA DANTA (PMN) – Membro;
CRISTIANE LOPES (PP) – Membro;
MARCELO CRUZ (PTB) – Membro.