Depois de anunciar um plano de abertura sem era nem bera de tão errado, criticado até pelo aliados, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) ameaça um lockdown sem sentido no estado. Nesta semana foi apresentado o plano que colocou a capital em um estágio mais relaxado e outras regiões que não estão, por hora, com quadro tão grave em estágios mais rígidos.
Não bastasse o erro de saída, o governador ameaçou um lockdown, que em bom português é um fecha tudo, se a população paulistana desobedecer as regras impostas. Mas não há sentido nessa medida, ou o governo tem uma ponta de covardia e ao invés de fechar tudo, libera tudo, ou lhe falta inteligencia.
Se você anuncia um plano de abertura, mesmo que gradual, você coloca pessoas em contato com o vírus e expostas a ele correm o risco de serem contaminadas. Portanto, não faz sentido reabrir agora para fechar tudo daqui a pouco por que a população não seguiu determinadas regras. Isso seria, no mínimo, deixar todo mundo confinado após contato com o vírus, o que no mundo real não tem sentido algum.
Seria basicamente o que a Itália fez, abriu tudo, quando viu a tragédia batendo na porta mandou recolher, mas já era tarde.
O governador de São Paulo precisa tomar rumo, ao que parece ao tentar ser contraponto do governo federal perdeu sua capacidade de pensar logicamente ou com o mínimo de segurança possível.
Ouça mais comentários no Podcast do Potter pelo Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts.
Visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram, Flipboard e SoundCloud.