Mito ou verdade: comer de 3 em 3 horas é melhor para saúde?

Durante muitos anos e anos vivemos com essa informação como “regra nutricional” sem realmente nos questionar sobre o real sentido dela. Vou tentar explicar de forma clara essa grande dúvida entre meus seguidores e pacientes: Comer de 3 em 3 horas é realmente necessário?

Verdade ou mito?

Bom, por muuuuito tempo esse foi um dos maiores e mais usados conselhos alimentar, onde tornou-se uma imagem de quer Comer de 3 em 3 horas é seria a chave para uma alimentação saudável. Porém, infelizmente ao falar isso para a população mal sabíamos o quão errado estávamos.

O grande problema desta recomendação (irracional rs) é que consequentemente as pessoas começam a comer de 3 em 3 horas automaticamente, ou seja, independente se está com fome ou não. Com isso, há perca da capacidade de distinção das sensações do organismo e de se alimentar de acordo com elas.

Obviamente, não sentimentos a mesma proporção de fome todos os dias, pois isso depende de vários fatores. Tem dias em que sentimentos mais fome, outros, menos, sendo assim, devemos seguir os sinais dos nossos corpos, que reage de forma individual em cada organismo. A automatização das refeições está entre as piores recomendações que podemos fazer aos nossos pacientes. Precisamos, urgentemente, retomar a conexão que tínhamos ainda quando bebês e crianças: comer quando tivermos fome!

Pensando nos primórdios da alimentação, isso não faz nenhum sentido, pois antigamente as civilizações dependiam da caça, pesca, e não tinham como conservar os alimentos. Estes indivíduos nunca conseguiriam se alimentar de 3 em 3 horas, pois desde que o homem é homem na natureza, adquiriam-se comida quando cassavam e quando colhiam, ou seja, em época que não consigam caçar, não conseguiam colher, consequentemente não teria alimentação, por isso, o nosso corpo aprendeu BIOLOGICAMENTE, a nível de DNA, onde temos uma codificação onde guardamos tudo que vem em excesso, como um “estoque”.

Dessa forma, tendo esse mecanismo de guardar todo o excesso e como não estamos adaptados a receber comida toda hora, não deu tempo de modificarmos geneticamente o nosso DNA a ponto que nosso corpo aprendesse que não há necessidade de guardar pois já temos em excesso no nosso estoque biológico.

O que podemos concluir com essa informação?

Atualmente, grande parte da população é sedentária, não gasta a energia que consome, ou seja, imagine ficar recebendo energia a todo momento, sem gasta-la? Obviamente que isso não faz sentido algum e que iria gerar um desequilíbrio, levando a obesidade e doenças relacionadas ao sobrepeso.

As pessoas estão ficando doentes e obesas pois todo mundo resolveu acreditar que deveria comer de 3 em 3 horas, e não é bem assim que as coisas funcionam. Principalmente pra quem é sedentário.

Essa “estratégia” resultou em mais casos de obesidades no mundo, sendo que já há mais de 1 bilhão de pessoas com sobrepeso no mundo. São mais de 300 milhões de obesos no mundo, isso é extremamente triste e preocupante!

Sedentarismo

Devemos comer QUANDO?

Não há regra nem “receita de bolo” para todos!

Devemos comer quando o corpo necessita de cada macro ou micronutriente, e isso é individual. Não existe uma regra que pode ser aplicada a todos.

Vejamos bem, há pessoas que precisam de mais energia, outras de menos. Tem gente que faz muito exercício, como os atletas, outros passam dias nos escritórios. São realidades e necessidades totalmente diferentes.

Quem come de 3 em 3 horas acaba errando na escolha dos alimentos, sendo assim, essa prática não é essencial para o emagrecimento e pode até ser perigoso. É claro que, para algumas pessoas em que HÁ NECESSIDADE, pode ser positivo, mas repito que isso é individual.

ENTÃO…QUAL CAMINHO SEGUIR?

INDIVIDUALIZAÇÃO, sempre.

O estilo de alimentação e a periodicidade devem ser ajustados individualmente. A alimentação precisa ser ajustada de acordo com a demanda energética de cada um, e de acordo com as atividades diárias que cada pessoa realiza.


Visite as nossas páginas no FacebookTwitterInstagramFlipboard e SoundCloud.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.