Atendimento nutricional on-line durante a pandemia de Covid-19

Em caráter excepcional e temporário, durante o enfrentamento da pandemia do COVID-19, o Ministério da Saúde reconheceu ética a utilização do atendimento online, onde o Conselho Federal de Nutricionista (CFN) determinou até o dia 28 de fevereiro de 2021 a assistência nutricional por meio não presencial e facultativa aos profissionais.

Dessa forma, garantindo a continuidade da assistência nutricional mesmo no isolamento social, o que é de extrema importância frente a necessidade do acompanhamento nutricional nesse período para diversas situações.

COMO REALIZAR O AGENDAMENTO DA CONSULTA ONLINE?

Ao escolher o profissional para melhor lhe atender, ao entrar em contato, haverá o agendamento do horário de atendimento. O agendamento pode ser feito via secretária, seguindo a rotina do consultório, ou direto entre o profissional e o paciente. No momento do agendamento informado ao paciente sobre o investimento na consulta e combinado entre ambos a forma de pagamento antes da realização da consulta.

QUAL APLICATIVO/PROGRAMA UTILIZAR PARA O ATENDIMENTO ONLINE?

A consulta online pode ser realizada por qualquer meio de comunicação online, tais como: videoconferência ou aplicativos de vídeo-chamadas utilizando computadores, tablets ou smartphones, como Skype, FaceTime, Zoom, HangOut, Join.me, Scribblar. É necessário que o meio de comunicação permita o contato visual e sonoro e ambos precisam disponibilizar de boa conexão à internet.

QUANTO TEMPO DURA A CONSULTA ONLINE?

Aproximadamente a mesma duração que a do consultório, porém, sem considerar a avaliação antropométrica. Segundo as recomendações do CFN, o atendimento online deve prezar pela qualidade do cuidado nutricional, que compreende a avaliação, diagnóstico, acompanhamento dos resultados e reavaliações e atender às normas legais do Código de Ética e de Conduta Nutricional.

A QUALIDADE DO ATENDIMENTO ONLINE MUDA EM RELAÇÃO AO PRESENCIAL?

Não. É realizado o mesmo procedimento que é feito nas consultas presenciais. Anamnese, questionários, investigação de rotina, hábitos alimentares, solicitação de exames laboratoriais, planejamento alimentar, cardápio, prescrições se houver necessidade, orientações, disponibilização de receitas, materiais e evoluções. O único critério que muda é em relação a avaliação antropométrica, que é realizada por instruções de auto-aferição.

Agora ficou mais fácil agendar consulta com aquela nutri que mora em outra cidade/estado que você tanto sonhou!

Aproveite para organizar sua alimentação e adquirir hábitos alimentares saudáveis!


Visite as nossas páginas no FacebookTwitterInstagramFlipboard e SoundCloud.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.