Projeto do Curso de Teatro da UEA lança site ‘Caixa Cênica Virtual’

Reinvenção e adaptação são palavras que definem o cenário artístico e a forma de fazer teatro durante a pandemia da COVID-19, diante disso o Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas, por meio do projeto de extensão do Núcleo de Práticas Meditativas no Treinamento do Artista – NUPRAMTA, coordenado pela artista e professora Vanja Poty, lança site ‘Caixa Cênica Virtual’, nesta sexta-feira 15 de outubro, para apresentar temporadas de obras audiovisuais exclusivas realizadas no período de isolamento social, e oferta oficinas artísticas gratuitas. 

O projeto tem programação durante o mês de outubro e novembro, tendo início dia 15 de outubro com o lançamento do site, se estendendo até dia 25 de novembro, com a apresentação das obras audiovisuais do NUPRAMTA e a realização de oficinas gratuitas online, com 20 vagas cada, que terão como público alvo professores, artistas e estudantes, ‘Treinamento contemplativo para o artista de cena na pandemia’, ministrada por Vanja Poty; ‘Caderno-obra’, por Daniely Peinado e ‘Práticas de usabilidade de edição de vídeo em dispositivos móveis’, por Denni Sales. Para se inscrever basta acessar o site nupramta.art e preencher o formulário. 

“A ideia do site surgiu com a pandemia, pois começamos a fazer muitos trabalhos virtuais e queríamos organizar tudo. Vimos muita gente fazendo teatro virtual e pensamos em uma plataforma que pudesse agregar esses trabalhos. Já as oficinas estão sendo preparadas com muito carinho, são baseadas nas pesquisas de cada um dos integrantes do NUPRAMTA e como atuam no grupo”, conta a coordenadora e professora, Vanja Poty, sobre a plataforma que tem o objetivo de aproximar outros artistas, grupos, coletivos e companhias reunindo diferentes tipos de materiais artísticos, colocando linguagens no campo das artes cênicas em diálogo.  

As obras que irão compor essa temporada da ‘Caixa Cênica Virtual’, ‘Vela’; ‘Apnéia: Ofélias’; ‘Rito de morte’; ‘A Bolha: rumo ao interior’ e ‘AMORta’, possuem temáticas interligadas entre performance, intervenção urbana, modo de criação na pandemia e as opressões vividas pelas mulheres em relacionamentos abusivos.  

Espetáculo ‘Apnéia: Ofélias’ | Foto: Divulgação
Espetáculo ‘A Bolha’ | Foto: Divulgação

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Feliciano Lana para projetos artísticos, culturais e de economia criativa e solidária, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC/AM), uma ação da lei Aldir Blanc, que prevê medidas de apoio financeiro ao setor cultural atingido pela pandemia do novo Coronavírus.

Para mais informações acesse o site nupramta.art ou entre em contato pelos números (92) 98413-8876 Vanja Poty e (92) 99148-1855 Denni Sales. 

Espetáculo ‘Vela’ | Foto: Divulgação

Confira a programação 

15/10 – Lançamento do site Caixa Cênica Virtual – nupramta.art

15 e 16/10 – Espetáculo Vela, às 21h no site nupramta.art/caixacenicavirtual

17 e 22/10 – Espetáculo Apnéia: Ofélias, às 21h no site nupramta.art/caixacenicavirtual

23 e 24/10 – Espetáculo Rito de Morte, às 21h no site nupramta.art/caixacenicavirtual

29 e 30/10 – Espetáculo A Bolha: Rumo ao interior, às 21h no site nupramta.art/caixacenicavirtual

31/10, 01 e 02/11 – Espetáculo AMORtá, às 21h no site nupramta.art/caixacenicavirtual

08 e 11/11 – Oficina online “Treinamento contemplativo para o artista da cena na pandemia”

Mediação: Vanja Poty 

Horário: 19h às 21h

17 e 19/11 – Oficina online “Caderno-obra”

Mediação: Daniely Peinado

Horário: 19h às 21h

22 e 25/11 – Oficina online “Práticas de usabilidade de edição de vídeo em dispositivos móveis” 

Mediação: Denni Sales

Horário: 19h às 21h

Sobre o NUPRAMTA 

O Núcleo de Práticas Meditativas no Treinamento do Artista (NUPRAMTA) é um projeto de extensão e pesquisa que está em seu quinto ano de atividade e que visa oferecer aos artistas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e da comunidade manauara a possibilidade de vivenciar caminhos de experimentação em seus percursos inventivos por meio da articulação de técnicas provindas tanto da meditação, quanto do hatha yoga. O Núcleo tem como objetivo exercitar coletivamente experiências contemplativas como parte da preparação do ator/performer, buscando estabelecer brechas criativas em seus padrões habituais. Para além dos estudos em sala de ensaio e apresentações (agora virtuais), o projeto propõe práticas de ação interventiva e de performance na cidade de Manaus, com intenção de experimentação da relação do corpo contemplativo com as cartografias do espaço urbano e de seus transeuntes.


Visite as nossas páginas no FacebookTwitterInstagram e Flipboard. Ouça os nossos podcasts.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.