O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva perderá a eleição para as suas próprias declarações. Atualmente o maior inimigo eleitoral do inocentado presidenciável é ele mesmo e não o presidente Bolsonaro, que ademais, continua vilipendiado o patrimônio público, seja de forma simbólica com suas declarações diárias contra a institucionalidade ou mesmo com a abertura dos cofres públicos para o seu projeto de reeleição.
Em menos de uma semana Lula arrumou uma gafe e um erro: o primeiro usou o imperador do Japão para comparar o poder de Arthur Lira (Progressistas/AL) no Congresso Nacional, especialmente na Casa que preside, a Câmara dos Deputados. Vale ressaltar, que ao fim e ao cabo, não está errado, mas a comparação pareceu desastrosa do ponto de vista das relações.
Faça uma doação única
Faça uma doação mensal
Faça uma doação anual
Escolha um valor
Ou insira uma quantia personalizada
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Agradecemos sua contribuição.
Faça uma doaçãoDoar mensalmenteDoar anualmente
O erro veio em uma entrevista internacional, Lula colocou a culpa da guerra da Ucrânia, não no invasor, que a muito já tinha arroubos autoritários, mas dividiu a culpa entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelenskyy. A entrevista à Times repercutiu na manhã desta quarta-feira (04) e não vai pegar nada bem na pré-campanha do presidente, que já sofre com ruídos de comunicação, em muito causados pelo próprio Lula. Vale destacar que a entrevista é de meados do fim de março, não se sabe se o pensamento do ex-presidente mudou de lá pra cá, mas o que está escrito nas linhas da Times tem mais semelhança com o Bolsonarismo do que diferenças.
Com a caneta na mão, Bolsonaro muitas vezes nem dedica seu tempo a comentar as falas de Lula, porque sabe do poder que tem. Lula por sua vez, com duas passagens pela presidência, deveria saber que nesse momento tudo que é dito, mesmo que seja da boca pra fora, conta. O poder da caneta, muitas vezes, supera a indignação popular. Lula deveria se cercar melhor de assessores, mesmo que seja difícil conter o líder petista. Se quiser voltar ao Planalto, Lula terá que conter as suas declarações ou entregará a reeleição a Bolsonaro de forma mais fácil do que imaginado.
Visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Google News. Ouça os nossos podcasts no site e aplicativos Deezer, Spotify e Google Podcasts.