Neuropsicóloga e fundadora do Instituto de Neuropsicologia do Amazonas lança livro ‘Como avaliar a atenção do TDAH’

Por Gabriella Lira

Com data marcada para esta quinta-feira, 12, o lançamento do livro ‘Como avaliar a atenção do TDAH’, da autora e neuropsicóloga Conceição Barbosa, fundadora do Instituto de Neuropsicologia do Amazonas (Inepam), acontece na Livraria Leitura Amazonas, localizada no Amazonas Shopping, de 18h às 21h. O livro é baseado em pesquisas científicas, teses e testes realizados acerca do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 

O objetivo da obra é propor maneiras de ensino sobre a avaliação e diagnóstico do TDAH, com o intuito de auxiliar profissionais da área a tornar o processo mais eficiente, considerando a importância de conhecer esse transtorno e suas particularidades, assim como, a necessidade de ter profissionais competentes que saibam diagnosticá-lo.

A autora Conceição Barbosa, explica que a temática do livro era um questionamento constante entre colegas profissionais e acadêmicos de psicologia. “Sempre me perguntavam se é muito difícil avaliar e como era feito. Eu estou atuando na área de neuropsicologia há 7 anos e durante meus estudos em São Paulo fiz uma pesquisa de campo onde avaliei uma criança de 11 anos e essa pesquisa faz parte do meu livro, assim como um compilado de artigos científicos e livros de professores”, afirma. 

Diretora técnica do Instituto de Neuropsicologia do Amazonas (Inepam), fundado em maio de 2019, trabalha com foco em Neurofeedback, tratamento que tem como principal objetivo melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória, na reabilitação neurocognitiva utilizando tecnologia de ponta e mapeamento cerebral. 

“Eu não sonhava com o Instituto, eu não queria ser dona de clínica, eu queria ser assistente e trabalhar com as pessoas, eu gostava de trabalhar com saúde pública mas infelizmente fiquei desempregada com a mudança de gestão e hoje eu digo que foi a melhor coisa que pode ter acontecido na vida. Eu cresci, ressignifiquei, aprendi e trouxe uma nova tecnologia para Manaus e com isso sou reconhecida nacionalmente e internacionalmente”, conta Barbosa. 

Foto: Redes Sociais Inepam

Com 16 anos de formação, Maria da Conceição Carneiro Barbosa é especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Neuropsicologia em São Paulo (Inesp), especialista em Psicologia jurídica pela Uninorte e em Gestão de Emergência em Saúde Pública (Sírio Libanês). Pós-graduada em Terapia Comunitária (UFC), Hipno-terapeuta Ericksoriana (IMERJ) e Gerontologia em Saúde pela UEA, possui MBA em Gestão de Pessoas pela UGF. Barbosa atua como diretora do Instituto de Neuropsicologia do Amazonas (Inepam) e é membro da Sociedade Brasileira de Psicologia e Neuropsicologia. 

A versão digital do livro já está disponível para compra no site da Editora Paco através do link bit.ly/editorapaco

Para mais informações e agendamentos de consultas entre em contato pelo telefone (92) 98133-4222, ou acesse bit.ly/contatoconceiçãobarbosa. Acompanhe as redes sociais do Instituto @inepam_. 


Visite as nossas páginas no FacebookTwitterInstagram e Google News. Ouça os nossos podcasts no site e aplicativos DeezerSpotify e Google Podcasts.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.